Historial

  • 1919 Nasceu a Assistência Folquense

    “Proteger os pobres”, não como caridade mas como previdência, assim foram definidos os primeiros objetivos da Assistência Folquense, em reunião efetuada a 2 de Abril de 1919, no Liceu Camões, em Lisboa , o seu fundador foi José Ricardo da Costa .
  • 1920 Aprovação dos Estatutos

    Os estatutos da Assistência Folquense vieram a ser aprovados em reunião de 28 de Novembro de 1920 e homologados por despacho do Governador Civil de Coimbra, em 14 de Junho de 1926.Foi nesta data que se iniciou a construção do edifício sede.
    Durante alguns anos a Instituição funcionou como cantina escolar para as crianças mais carenciadas.
  • 1934 Inauguração do Posto Médico

    Em Janeiro de 1934 foi inaugurado um posto médico para dar assistência à população de Folques.
  • 1937 Inauguração dos Balneários

    Em 1937 foram inaugurados os balneários, obra que completava a tríade dos objetivos estatuários da Assistência Folquense, passando a dispor de cozinha, refeitório/cantina, posto médico, enfermaria no 1º piso com 12 camas e balneários.
  • 1977 Celebração do 1º acordo de Cooperação para a criação de um Centro de Dia

    Em 18 de Março de 1977 foi celebrado o 1º acordo de cooperação com o então Instituto da Família e Ação Social com vista à criação de um Centro de Dia para pessoas idosas.
  • 1979 Celebração de um Acordo de Cooperação para a criação de Lar de Idosos

    Em 26 de Julho de 1979 foi celebrado acordo de cooperação com o então Instituto da Família e Ação Social com vista ao internamento de pessoas idosas ou com dependência de ambos os sexos, que não tivessem meios próprios de sobrevivência, Lar de Idosos.
  • 1988 Celebração de Acordo de Cooperação para o Serviço de Apoio Domiciliário

    Em 21 de Dezembro de 1988 foi celebrado acordo de cooperação para sete pessoas com o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra com a finalidade de desenvolver atividades de serviço de apoio domiciliário, SAD.
  • 1991 Celebração de Acordo de Cooperação para Atividades em Tempos Livres

    Em 27 de Maio de 1991 foi celebrado acordo de cooperação para 25 crianças com o Centro Regional de Coimbra com a finalidade de desenvolver Atividades em Tempos Livres (ATL).
  • 1998 Lançamento da 1ª Pedra do novo Lar

    Com o aproximar do fim do século, isto é cerca de 72 anos após o lançamento da 1ª pedra do edifício, impunha-se a construção de um novo edifício que proporcionasse mais espaço e melhorasse as condições de habitação, de funcionalidade e rentabilidade dos equipamentos.
    Em 19 de Setembro de 1998 foi lançada a 1ª pedra.
  • 1999 Celebração de Acordo de Cooperação para extensão na localidade de Torrozelas

    Em 1 Abril de 1999 foi celebrado um acordo de cooperação, tendo em vista a criação de uma extensão na localidade de Torrozelas com finalidade de desenvolver atividades de Centro de Dia e Apoio Domiciliário para 20 e 5 pessoas, respetivamente.
    Esta extensão foi encerrada em 2013 pela redução de utentes.
  • 1999 Celebração de Acordo de Cooperação para extensão na localidade de Alqueve

    Em 2 de Outubro de 1999 foi celebrado um acordo de cooperação, tendo em vista a criação de uma extensão na localidade de Alqueve com finalidade de desenvolver atividades de Centro de Dia e Apoio Domiciliário para 15 e 5 pessoas, respetivamente.
    Esta extensão foi encerrada em 2005 também pela redução de utentes.
  • 2000 Conclusão da Obra do novo Lar

    A obra do novo Lar de Idosos foi concluída em Dezembro de 2000.
  • 2001 Inauguração do novo edifício da Assistência Folquense

    Em 1 de Setembro de 2001 foi inaugurado o novo edifício sede da Assistência Folquense. Esta obra teve o apoio da Segurança Social através do programa PIDDAC - Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central.
  • 2009 Realização de obras na Cozinha, Refeitório e Secretaria

    Em 2009 com as novas exigência legais da segurança dos equipamentos sociais a Assistência Folquense ao abrigo do programa MASES, efetuou obras na cozinha , refeitório, e secretaria.
  • 2014 Realização de obras de ampliação

    Em 2014 no sentido de dar melhor qualidade de vida aos seus utentes procedeu à realização de obras de ampliação, com construção de uma nova sala de estar, mais agradável, e que proporcionar o contato direto dos utentes com o exterior e a paisagem envolvente.
A InstituiçãoA Instituição
Orgãos SociaisOrgãos Sociais