1919 Nasceu a Assistência Folquense
“Proteger os pobres”, não como caridade mas como previdência, assim foram definidos os primeiros objetivos da Assistência Folquense, em reunião efetuada a 2 de Abril de 1919, no Liceu Camões, em Lisboa , o seu fundador foi José Ricardo da Costa .
1920 Aprovação dos Estatutos
Os estatutos da Assistência Folquense vieram a ser aprovados em reunião de 28 de Novembro de 1920 e homologados por despacho do Governador Civil de Coimbra, em 14 de Junho de 1926.Foi nesta data que se iniciou a construção do edifício sede.
Durante alguns anos a Instituição funcionou como cantina escolar para as crianças mais carenciadas.
1934 Inauguração do Posto Médico
Em Janeiro de 1934 foi inaugurado um posto médico para dar assistência à população de Folques.
1937 Inauguração dos Balneários
Em 1937 foram inaugurados os balneários, obra que completava a tríade dos objetivos estatuários da Assistência Folquense, passando a dispor de cozinha, refeitório/cantina, posto médico, enfermaria no 1º piso com 12 camas e balneários.
1977 Celebração do 1º acordo de Cooperação para a criação de um Centro de Dia
Em 18 de Março de 1977 foi celebrado o 1º acordo de cooperação com o então Instituto da Família e Ação Social com vista à criação de um Centro de Dia para pessoas idosas.
1979 Celebração de um Acordo de Cooperação para a criação de Lar de Idosos
Em 26 de Julho de 1979 foi celebrado acordo de cooperação com o então Instituto da Família e Ação Social com vista ao internamento de pessoas idosas ou com dependência de ambos os sexos, que não tivessem meios próprios de sobrevivência, Lar de Idosos.
1988 Celebração de Acordo de Cooperação para o Serviço de Apoio Domiciliário
Em 21 de Dezembro de 1988 foi celebrado acordo de cooperação para sete pessoas com o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra com a finalidade de desenvolver atividades de serviço de apoio domiciliário, SAD.
1991 Celebração de Acordo de Cooperação para Atividades em Tempos Livres
Em 27 de Maio de 1991 foi celebrado acordo de cooperação para 25 crianças com o Centro Regional de Coimbra com a finalidade de desenvolver Atividades em Tempos Livres (ATL).
1998 Lançamento da 1ª Pedra do novo Lar
Com o aproximar do fim do século, isto é cerca de 72 anos após o lançamento da 1ª pedra do edifício, impunha-se a construção de um novo edifício que proporcionasse mais espaço e melhorasse as condições de habitação, de funcionalidade e rentabilidade dos equipamentos.
Em 19 de Setembro de 1998 foi lançada a 1ª pedra.
1999 Celebração de Acordo de Cooperação para extensão na localidade de Torrozelas
Em 1 Abril de 1999 foi celebrado um acordo de cooperação, tendo em vista a criação de uma extensão na localidade de Torrozelas com finalidade de desenvolver atividades de Centro de Dia e Apoio Domiciliário para 20 e 5 pessoas, respetivamente.
Esta extensão foi encerrada em 2013 pela redução de utentes.
1999 Celebração de Acordo de Cooperação para extensão na localidade de Alqueve
Em 2 de Outubro de 1999 foi celebrado um acordo de cooperação, tendo em vista a criação de uma extensão na localidade de Alqueve com finalidade de desenvolver atividades de Centro de Dia e Apoio Domiciliário para 15 e 5 pessoas, respetivamente.
Esta extensão foi encerrada em 2005 também pela redução de utentes.
2000 Conclusão da Obra do novo Lar
A obra do novo Lar de Idosos foi concluída em Dezembro de 2000.
2001 Inauguração do novo edifício da Assistência Folquense
Em 1 de Setembro de 2001 foi inaugurado o novo edifício sede da Assistência Folquense. Esta obra teve o apoio da Segurança Social através do programa PIDDAC - Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central.
2009 Realização de obras na Cozinha, Refeitório e Secretaria
Em 2009 com as novas exigência legais da segurança dos equipamentos sociais a Assistência Folquense ao abrigo do programa MASES, efetuou obras na cozinha , refeitório, e secretaria.
2014 Realização de obras de ampliação
Em 2014 no sentido de dar melhor qualidade de vida aos seus utentes procedeu à realização de obras de ampliação, com construção de uma nova sala de estar, mais agradável, e que proporcionar o contato direto dos utentes com o exterior e a paisagem envolvente.